Pagamento do PIS/PASEP 2018-2019 já está disponível

O prazo para sacar o abono salarial PIS-Pasep referente ao calendário 2018-2019 começou nesta quinta-feira (26/07).

O PIS é um benefício devido aos trabalhadores da iniciativa privada, já o Pasep é destinado aos servidores públicos.

Para ter direito ao benefício, a pessoa deve ter recebido até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada, e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2017. Além disso, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O abono pode ser de R$ 80 a R$ 954, variando de acordo com o tempo em que a pessoa realizou o trabalho formal.

O calendário divulgado pelo governo mostra que os trabalhadores nascidos entre e julho e dezembro poderão receber o PIS ainda neste ano enquanto os nascidos entre janeiro e junho terão de esperar até o primeiro trimestre de 2019 para poder sacar. Em ambos os casos, o recurso ficará disponível até o dia 28 de junho de 2019.

Na hora de efetuar o saque, os interessados devem apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep. Trabalhadores da iniciativa privada serão atendidos em agências da Caixa Econômica Federal e os servidores públicos no Banco do Brasil.

Informação importante: Também nesta quinta (26/07), o governo voltou a pagar o abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2016. Esse prazo foi prorrogado até 30 de dezembro deste ano. Cerca de 1,7 milhão de trabalhadores foram beneficiados com a prorrogação. Mas se o valor não for sacado até essa data, ele retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para pagamento de seguro-desemprego e do abono salarial do próximo ano. Mais informações sobre os benefícios podem ser encontradas através dos telefones 0800 726 02 07 (PIS), 0800 729 00 01 (Pasep) ou do site www.caixa.gov.br/pis.

CALENDÁRIO PIS:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *